Origem
Embora tenha ganhado mais popularidade com as plataformas digitais, o marketing de conteúdo é uma estratégia que começou a ser utilizada há mais de um século e, pelo que se tem conhecimento, teve seu início com a revista The Furrow, lançada pela marca de equipamentos agrícolas John Deere.
Com a publicação, a empresa começou a orientar e ensinar seus clientes sobre as novas tecnologias que estavam surgindo e como utilizá-las em suas fazendas para melhorar os resultados de seus negócios.
Depois da The Furrow, surge o Guia Michelin, da fabricante de pneus, que evoluiu a ponto de se tornar sinônimo de qualidade, requinte e luxo, – e também ser uma das histórias mais associadas ao se falar de marketing de conteúdo – afinal, atender a todos os critérios exigidos para conquistar uma estrela não é uma tarefa para qualquer estabelecimento.
Porque investir em conteúdo audiovisual para o seu negócio
A criação do Guia Michelin tinha como objetivo aumentar o consumo de pneus, pois, ao despertar o interesse de seus clientes para conhecer e experimentar as comidas servidas nesses locais, provocavam o aumento das viagens de carro e, por consequência, o gasto mais rápido dos pneus.
Outra empresa que soube utilizar o marketing de conteúdo perfeitamente foi a Nestlé. Ao disponibilizar diversas receitas na embalagem de leite condensado Moça, a marca despertou um maior interesse de seus consumidores para comprar e reproduzir essas receitas em casa.
Proposta
O marketing de conteúdo tem como proposta atrair, converter e fidelizar clientes a partir da criação de conteúdos diversos que sejam ricos e relevantes para o seu público-alvo. Por meio do conteúdo é possível orientar, educar e ajudar a resolver questões desse público, o que, a longo prazo e com constância, fará de você uma referência no assunto, alguém em quem ele confia e que recomenda para outras pessoas.
Referências
Atualmente, podemos ver como a Rock Content e a Resultados Digitais se transformaram em grandes autoridades em nosso país quando o assunto é marketing e, mais especificamente, marketing de conteúdo. Eles ensinam o que colocam em prática diariamente e criam um conteúdo de valor para seus públicos, não apenas ensinando, mas também formando profissionais para atuar no mercado que gera cada vez mais demanda com a aceleração do digital e o aumento da competitividade.
Inclusive, se você quiser ver ponto a ponto a história do marketing de conteúdo, recomendamos a publicação do blog da Rock Content com um infográfico mostrando toda a trajetória.
Transformações
Dessas ações iniciais, como a criação da revista The Furrow e o Guia Michelin à cultura dos blogs, o marketing de conteúdo cresceu e se transformou em uma potente estratégia, independentemente de segmento ou porte da empresa.
Você pode observá-lo e experimentá-lo em e-Books, webinários e outros eventos on-line, eventos presenciais, cursos, newsletters, participação em grupos e comunidades com acesso restrito para convidados, entre outros.
Inclusive, o marketing de conteúdo passou a ser uma estratégia também de pessoas físicas para se destacarem e conquistarem relevância nas redes sociais, ao ponto de despertarem o interesse das marcas para parcerias e criação de conteúdos mediante remuneração – não apenas no formato tradicional de publicidade, mas até mesmo desenvolvendo algo personalizado juntos para seu público de interesse.
Toda essa movimentação resulta em outra estratégia, o marketing de influência, um desdobramento possibilitado pelo fortalecimento do marketing de conteúdo aliado ao marketing digital e que agora tem impulsionado a chamada creator economy, que, de modo bem objetivo, pode ser considerada como uma economia baseada na profissionalização dos criadores de conteúdo.
Você pode entender melhor sobre Creator Economy aqui
Todos nós já estamos habituados a consumir conteúdos e ser influenciados direta ou indiretamente por alguém nas redes sociais e essa dinâmica tem modificado o mercado ao despertar o interesse de outras pessoas em ascender profissional e financeiramente nessas áreas. Enquanto isso, para as marcas e empresas por trás das redes que ajudaram a criar e potencializar esse mercado de influência, tornou-se um vantajoso meio para alcançar e impactar de maneiras distintas seu público-alvo.
Por que aderir
Considerando tudo que já foi apresentado até o momento, podemos pensar que o marketing de conteúdo já é uma estratégia defasada. Contudo, há sempre o que descobrir e explorar. Até porque dificilmente alguém terá as mesmas experiências, conhecimentos, habilidades e formas de entregar esse conteúdo e, a partir disso, você pode conseguir entender e identificar necessidades do seu público que ainda não foram atendidas.
Por onde começar
Comece pesquisando e identificando o seu público-alvo: quem ele é, o que faz, onde ele está, os tipos de conteúdos que já consome. A partir disso, você pode comparar com aquilo que você tem a oferecer e chegar a algo que seja viável para você e relevante para o público.
Outros passos importantes são:
- Definir formatos de conteúdo: posts em redes sociais, revistas, newsletters, blog posts, vídeos, podcasts, e-Books, eventos;
- Frequência: diário, semanal, duas vezes na semana, quinzenal;
- Meio de distribuição: físico, digital ou ambos;
- Profissionais que precisará contratar;
- Tempo e orçamento que você tem disponível para investir.
Observando esses passos, você poderá fazer um planejamento estratégico para auxiliá-lo a desenvolver o que precisa para alcançar seus objetivos traçados.
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Até o próximo post!
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