Temos vivenciado uma crise sem precedentes e a inflação tem impactado o bolso de todos os brasileiros sem dó nem piedade. Ademais, estamos em ano eleitoral e de Copa do Mundo, o que provoca ainda mais oscilações econômicas no país.
Logo, a grande alta do preço dos combustíveis tem feito com que muitas empresas repensem a sua logística e busquem alternativas que viabilizem a redução dos gastos. Conforme matéria do site do O Globo (Empresas mudam estratégia logística e dão até prêmio a motorista para reduzir custo do diesel), além do planejamento para uma melhor ocupação dos caminhões, monitoramento de veículos, roteirização para concentrar entregas em determinados dias e rotas de distribuição, o treinamento de motoristas para direção econômica também tem sido um aliado importante para a redução dos custos no setor de logística.
Você já tem investido em treinamentos aí na sua empresa? Se não, este é um bom momento para começar.
Veja abaixo como um bom treinamento pode ajudar a reduzir custos e melhorar a produtividade da sua equipe:
Padronização
A padronização permite que todos os colaboradores atuem com consistência para executar o planejamento e atender com excelência metas e objetivos previamente estipulados.
Segurança
O treinamento aumenta a confiança do time para desempenhar suas atividades, pois fornece uma visão melhor do que fazer, de que forma fazer, quando fazer e a quem recorrer em caso de dúvidas.
Eficiência
Uma equipe bem treinada se torna mais ágil e capaz de realizar exatamente o que lhe foi designado ou encontrar soluções que viabilizem o resultado esperado, evitando refação e desperdício de tempo além do estipulado.
Retenção
Manter seus colaboradores em constante aperfeiçoamento favorece também a satisfação deles com a organização, pois eles percebem que seus trabalhos são valorizados, aumentando as chances de retenção de profissionais qualificados e adaptados à cultura da companhia.
Todos os aspectos mencionados resultam não apenas na redução de custos operacionais, como também promovem uma melhor experiência para clientes e colaboradores – o que estimula o fortalecimento da marca para todos os seus públicos de interesse. E, a longo prazo, é essa reputação que promoverá mais vendas, expansão e maior rentabilidade do negócio.
Viu como os treinamentos são fundamentais em qualquer estratégia de redução de custos? Agora é hora de colocar em prática!