Assim como o nome sugere, Vídeo Marketing é a utilização de conteúdo audiovisual na sua estratégia de marketing para atrair, converter e reter clientes.
Mas para entender melhor por que o conteúdo em vídeo se tornou tão relevante, precisamos compreender também o que é a Revolução Digital.
Revolução Digital
Podemos compreender a Revolução Digital como resultado de uma série de transformações ocorridas a partir da década de 1950, guiadas pela substituição de tecnologias analógicas pelas tecnologias digitais, com destaque para o setor de telecomunicação.
A chegada dos computadores pessoais na década de 1980 e a popularização do acesso à internet nos anos 2000 foram os principais marcos que nos impulsionaram para o cenário atual.
Rede Mundial de Computadores
A Rede Mundial de Computadores, da famosa sigla WWW (World Wide Web), é o sistema global que nos permite a utilização de uma rede interligada de computadores para nos comunicarmos. Por meio dela, podemos acessar e disponibilizar informações instantaneamente entre vários dispositivos que também estejam conectados à rede.
Marketing de Conteúdo
Embora tenha surgido antes mesmo da internet, o Marketing de Conteúdo (leia o nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo para entender melhor) encontrou nela uma forte aliada para se consolidar como uma das estratégias mais relevantes dentro do ambiente digital.
Com a popularização dos blogs no início dos anos 2000, o ambiente, que inicialmente cumpria o papel de um diário pessoal, logo se transformou em uma mídia social extremamente relevante também para as empresas, ao permitir que elas criassem e compartilhassem informações e ideias por meio de conteúdos relevantes para a sua estratégia como um todo, ganhando mais autonomia na divulgação de seus produtos, serviços, projetos e outras ações com as quais estivessem envolvidas.
Redes Sociais e Smartphones
Com a criação e popularização de redes sociais como Orkut, Facebook e Instagram, e o aumento constante de suas funcionalidades, novas maneiras de produzir e consumir conteúdo também foram sendo assimiladas ao nosso comportamento. Além disso, a difusão de mídias sociais como o YouTube e mais recentemente o TikTok, que são focadas em conteúdos audiovisuais, também impactou nas transformações de outros sistemas de comunicação, tanto que, atualmente, fazer uma chamada de vídeo ou uma transmissão ao vivo é algo extremamente comum, e quase banalizado, se considerarmos que a maioria desses recursos se tornaram acessíveis para grande parte da população brasileira há menos de 10 anos.
Isso não teria sido possível sem os Smartphones, que integraram em um único aparelho funcionalidades que estavam distribuídas em telefones, gravadores, rádios, câmera fotográfica, filmadora, TV, computadores, entre outros aparelhos.
Inclusive, muito do que ainda temos de conceito, estética e referência quando o assunto é smartphone vem do que foi apresentado por Steve Jobs no lançamento do Iphone, em 29 de junho de 2007.
Você pode acompanhar a apresentação de Jobs no vídeo abaixo:
Marketing de Vídeo
Observando esse movimento, foi algo natural os conteúdos em vídeo ganharem cada vez mais espaço e aceitação do público. Até mesmo porque esse mesmo público também se transformou em criador de conteúdo na internet conforme tiveram à sua disposição smartphones e tablets que permitem a captura, edição e compartilhamento de diversas mídias digitais.
Nesse sentido, investir em uma estratégia de marketing que contemple de maneira integrada conteúdos audiovisuais aumentará as suas chances de atração, conversão e retenção de consumidores para o seu produto ou serviço.
Quer aprender mais sobre como criar conteúdo com o smartphone? Leia o nosso artigo: Como produzir conteúdo em vídeo com o celular e se destacar nas redes.
Internet Móvel
Acompanhando todo o avanço tecnológico, a internet móvel veio para potencializar o alcance da internet ao possibilitar usufruirmos dos benefícios de ter o mundo, literalmente, nas palmas de nossas mãos.
Chegada do 5G
Se hoje já conseguimos fazer chamadas de áudio e vídeo, ouvir música e assistir vídeos enquanto estamos em trânsito, com uma qualidade que nem imaginávamos nos anos 1990, o que se promete com a chegada da quinta geração de internet móvel no Brasil é uma revolução também para as empresas, em especial a indústria, pois possibilitará a chegada de sinal de alta qualidade em lugares mais remotos e com menor estrutura quando comparados aos centros urbanos.
Além disso, de modo geral, o 5G representa uma internet móvel com mais velocidade e maior estabilidade de conexão, que permitirá uma melhor experiência para os usuários e consequentemente maior produtividade para toda a sociedade.
Sendo assim, ao aumentar a oferta do serviço, a demanda também aumentará, uma vez que possibilitará o acesso para pessoas que ainda têm algum tipo de restrição. Portanto, mais gente conectada significará também mais pessoas produzindo e consumindo conteúdo no ambiente digital.
Já pensou, você no interior de São Paulo, apresentando seus serviços para alguém que está no interior do Tocantins? Com o mundo hiperconectado com o qual cada vez mais nos defrontamos, e por que não dizer nos integramos, essa é uma realidade cada vez mais comum.
Então, esse conteúdo foi útil para você? Conta para a gente nos comentários.
E, se precisa de um parceiro para te dar todo o suporte na construção de conteúdo audiovisual com alta qualidade, conte com a Mutiny Produções. Solicite agora mesmo o seu orçamento pelo WhatsApp.
Pingback: Como vencer a concorrência? - Mutiny - Produtora Audiovisual
Pingback: O que é ESG, você sabe? - Mutiny - Produtora Audiovisual
Pingback: O tempo nas redes sociais | Como fazer melhor uso do seu - Mutiny - Produtora Audiovisual