Nos últimos anos, o termo autocuidado ganhou muita evidência e passou a refletir como as pessoas têm se preocupado e valorizado cada vez mais inserir em suas rotinas momentos para práticas diversas, como skincare, – outro termo bem popular nas mídias sociais e que significa literalmente cuidados com a pele – massagens e meditação. Com isso, o trabalho do esteticista tem ganhado progressivamente mais espaço no mercado ao promover beleza, saúde e bem-estar às pessoas.
Brasileiros estão cuidando mais da pele desde o início da pandemia
De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), “o período da pandemia mudou até a forma como lidamos com os cuidados com o corpo e com a pele. Hoje em dia os principais impulsionadores da indústria de cosméticos são aqueles relacionados aos cuidados com a pele, o que mostra também uma maior preocupação da população com a saúde”.
Aproveitando este cenário aquecido e promissor, você esteticista pode expandir as formas de monetizar o seu trabalho e uma delas é por meio do ensino do que você sabe em um curso on-line. Isso é uma excelente estratégia, pois além de auxiliar a conquistar novos clientes, também contribui para a retenção dos que você já possui.
Para te ajudar a considerar melhor essa possibilidade, apresentamos uma estrutura do que você poderia trabalhar. Como ponto de partida, podemos ter em mente o quão relevante seria para as pessoas aprenderem ações básicas que elas podem assimilar com facilidade às suas rotinas, de modo que possam manter suas peles mais saudáveis e viçosas, bem como estender e melhorar os resultados dos procedimentos feitos por profissionais entre uma intervenção e outra.
Sendo assim, vamos ao que você pode oferecer em um curso on-line para rotina de autocuidado em casa.
Rotina de autocuidado em casa
Higienização correta da pele
Parece coisa boba, mas muitas pessoas não sabem a importância da lavagem adequada diária da pele do rosto para remover sujeira, impurezas e resíduos de produtos (maquiagens, hidratantes, protetor solar) que podem obstruir os poros e causar acne, por exemplo.
Além de ensinar como aplicar, formas de esfregar e massagear a espuma do sabonete, você também pode esclarecer prós e contras de acordo com tipo de produtos (barra ou líquido) e de peles (mista, seca, oleosa).
E mais: qual o papel do tônico nisso tudo? Usar ou não usar? Como escolher o melhor?
Esfoliação
Outro tópico que pode gerar muita dúvida. Afinal, como fazer uma boa esfoliação em casa?
Além de ensinar como fazer a esfoliação, você pode orientar sobre a frequência que ela deve ser feita de acordo com o tipo de pele, recomendar produtos mais adequados e esclarecer questões sobre função e benefícios da esfoliação para a pele.
Meu Curso on-line se eu fosse: contador
Protetor solar
Quanto ao protetor solar, você pode instruir sobre o papel dele para melhorar os resultados e a duração dos procedimentos, considerando quantidade e forma de aplicação mais adequadas.
Máscaras faciais
Você pode esclarecer sobre diferentes tipos encontrados no mercado, principais benefícios e cuidados na hora de aplicar. Outro ponto é abordar a frequência recomendada de utilização, considerando os tipos de pele e ativos presentes nas fórmulas.
Um bom exemplo de conteúdo para te inspirar na hora de planejar o seu curso é o blog post do site da L’oréal Paris orientando sobre como adicionar argila para o rosto na sua rotina de skincare.
Hidratação
Neste tópico, é interessante ensinar sobre a melhor forma de fazer a aplicação do produto, incluindo um tutorial de massagem para relaxar e revigorar a pele. Aqui também cabe recomendar instrumentos que auxiliem no processo, como rolinhos e pedras massageadoras.
Este vídeo do programa Você Bonita pode ser uma boa referência para exemplificar como você pode explorar o tema.
Procedimentos
Você ainda pode fazer comparativos entre tipos de procedimentos, seus benefícios e como manter uma rotina diária de cuidados favorece maiores intervalos entre eles e/ou potencializam seus resultados.
Conclusão
O que abordamos durante o texto é apenas um fragmento de tudo que você como especialista no assunto pode explorar e desenvolver. Vale reforçar também a importância do seu trabalho aliado ao acompanhamento com dermatologista para manter a saúde daquilo que as pessoas notam primeiro em nós: nossa aparência.
As pessoas desejam ter um aspecto mais bonito e saudável, e para isso estão dispostas a investir em muitos procedimentos estéticos, sem, no entanto, fazer o básico diariamente. Com isso, você terá a oportunidade de mostrar e conduzi-las em um processo de maior consciência e valorização de pequenos hábitos de autocuidado que elas podem praticar com facilidade em suas casas e que lhes trarão muitos benefícios que extrapolam o fator estético.
O que mais você poderia incluir no seu curso? Imagina quantas pessoas você poderia impactar com o seu trabalho!
E nós da Mutiny podemos ajudar a realizar isso mais rápido do que você imagina!Entre em contato pelo WhatsApp e solicite um orçamento.
Pingback: Meu curso online se eu fosse: professor de Inglês - Mutiny - Produtora Audiovisual