Como vencer a concorrência? Oferecendo experiências significativas. Mão acrescentando a quinta estrela de uma sequência

Como vencer a concorrência?

Como vencer a concorrência? Esta é a pergunta que não quer calar. No entanto, já parou para pensar que talvez você esteja se fazendo a pergunta errada?

Primeiro, partiremos do ponto de que observar o que a concorrência está fazendo e assimilar melhores práticas – processo reconhecido como benchmarking – é inteligente, entretanto, não o suficiente para garantir sua posição e relevância no mercado. Depois, quem muito olha para fora, perde a oportunidade de perceber suas lacunas e pontos que demandam mais atenção.

Você já ouviu falar em Vídeo Marketing?

A partir desta premissa, considere também que não há concorrência e sim competição, afinal, independente do segmento, cada negócio, assim como cada pessoa, tem peculiaridades que os tornam únicos e valorizar esses pontos é o que permite se sobressair e conquistar espaço, atenção e fidelidade.

Dito isso, vamos a algumas etapas importantes para quem deseja vencer qualquer disputa. 

Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível para ter êxito, algo que se estende do âmbito pessoal para negócios. Ou seja, quanto melhor você conhecer o que tem, suas limitações e o que pode oferecer, seja produto ou serviço, melhor preparado você estará para lidar com qualquer desafio, independente da magnitude. Seja um pedido de demissão inesperado de um funcionário-chave para seu planejamento, seja uma pandemia como a que surgiu a partir de 2020.

É por isso que Análise SWOT e Matriz BCG se tornaram ferramentas essenciais para qualquer planejamento estratégico, porque facilitam uma avaliação profunda do seu histórico para obter um diagnóstico que irá pautar todas as ações a seguir.

Não sabe como fazer um planejamento estratégico? Você pode começar estudando o assunto. Na internet há muitos conteúdos gratuitos sobre o assunto. Além disso, também recomendamos o curso Planejamento Estratégico na WebDuc com o professor Julio Araújo, mestre em Administração e especialista em Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos.

Identifique e conheça seu público

Tendo consciência do que você tem capacidade para oferecer, o passo seguinte é identificar quais são as pessoas para as quais o que você oferta faz sentido. Se faz sentido para você e para elas, na sequência, sua tarefa é conhecer melhor esse público e o que ele está demandando.

Registre preferências e necessidades

Portanto, comece a criar um histórico registrando as preferências, necessidades e desejos que essas pessoas têm demonstrado por meio de seus comportamentos, seja no contato direto com você e seu negócio, ou ainda indiretamente em pesquisas de opinião de instituições confiáveis, notícias em veículos idôneos, comentários em páginas e perfis públicos de outros negócios na internet.

Essas ações permitirão criar uma base bem fundamentada de dados para orientar estrategicamente as suas decisões e estão englobadas em um processo conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, originado da sigla em inglês CRM (Customer Relationship Management).

O CRM se popularizou muito associado a uma ferramenta, mas ao longo dos anos, de fato, evoluiu para algo que extrapola ferramentas. Se você quiser se aprofundar no tema, leia o artigo “CRM: O que é?” da Salesforce, empresa que tornou-se mundialmente um sinônimo de CRM.

Personalize

Os passos anteriores permitirão criar uma comunicação cada vez mais personalizada e, portanto, mais eficiente, uma vez que conseguirá acessar e impactar as pessoas almejadas com maior facilidade, sejam elas clientes ou potenciais clientes.

Crie conexões profundas

Com a personalização, você também será capaz de estabelecer maior profundidade nas conexões criadas, elevando-as a relações mais duradouras ao despertar maior confiança e segurança em seu consumidor. Afinal, todos querem e precisam se sentir seguros com suas escolhas para levá-las a frente e compartilhá-las com sua rede de contatos, gerando assim mais oportunidades de vendas de seus produtos e/ou serviços.

Estimule e proporcione experiências

Neste sentido, invista também em estimular e criar experiências significativas para seu público. E nada pode ser tão significativo quanto sentir-se parte de algo. Sentir que está sendo ouvido, valorizado e atendido em suas demandas, sejam elas óbvias ou não.

É como aquela famosa frase da escritora americana Maya Angelou: “As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir.”.

Você vence a concorrência quando entrega produtos e serviços que se tornam experiências únicas para quem as experimenta.

Quer um exemplo? Damos dois!

O primeiro foi uma ação da Dove, famosa marca de higiene pessoal. No vídeo, – Dove Retratos da Real Beleza – percebemos como eles conseguem provocar sensações, como empatia e pertencimento ao nos conduzir, assim como fizeram com as convidadas, a refletir sobre a imagem que temos de nós mesmos e olhar para as nossas características físicas – em especial mulheres – com menos julgamento e mais acolhimento. Ser menos crítico e mais amável consigo.

O segundo vídeo – The Cliché – é de uma ação da Heineken e convida a repensarmos como classificamos o que é ou não “programa de mulher” e “programa de homem”. Ou seja, a generalização e preconceitos podem ser um tiro no próprio pé.


Que tal você também construir comunicações personalizadas em linguagem audiovisual? Não espere mais, solicite seu orçamento e vamos construir juntos a mensagem que vai conectar o seu negócio com o seu cliente!

1 comentário em “Como vencer a concorrência?”

  1. Pingback: Meu curso online se eu fosse: professor de Inglês - Mutiny - Produtora Audiovisual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.