Por que diversidade importa para o seu negócio? Você já se perguntou sobre isso?
Antes de qualquer coisa, gostaríamos de te convidar a assistir a série Vozes da Diversidade, um projeto que reúne relatos de dez pessoas e as suas relações de identificação com personagens da Disney.
Vozes da Diversidade | Disney + Brasil
Os depoimentos dos convidados da série, provavelmente, devem ter dado uma pista, mas este é um tema que quanto mais você puder se aprofundar, melhor.
Um dos grandes benefícios da internet e da conectividade promovida por meio dela é que tópicos antes não discutidos e, portanto, considerados não relevantes, passaram a ter destaque, voz e espaço para além dos grupos minorizados, provocando impactos e transformações – ainda que pequenos quando comparados às necessidades existentes – na sociedade.
Mas o que é diversidade?
De acordo com o dicionário Michaelis, diversidade é a qualidade daquilo que é diverso, que apresenta características variadas. No contexto social, podemos entender diversidade como a pluralidade de características que cada ser humano possui quanto à etnia, raça, gênero, orientação sexual, cultura, língua, crenças, trajetórias, entre outros aspectos que o torna singular.
E aí voltamos à pergunta do início deste texto: por que diversidade importa para o seu negócio?
Para que seu negócio prospere, você, empresário e empreendedor, além de conhecer bem o seu mercado, vai precisar atender a alguns critérios, como:
● A qualidade dos serviços ou produtos oferecidos;
● Agilidade na entrega;
● Preço atrativo;
● Boas condições de pagamento.
Para conseguir atender a esses parâmetros, você necessariamente vai depender de uma boa equipe, bons fornecedores e matérias-primas e ferramentas de qualidade.
Para além disso, contar com uma boa estratégia de marketing e comunicação torna-se essencial, afinal, com a ampliação da competição no mercado, a forma como você apresenta o seu negócio para o seu cliente e potencial consumidor também tem grande impacto nos seus resultados.
E como estabelecer a conexão que precisa com o público para que ele possa comprar de você, se você não o compreende? É o mesmo que tentar se comunicar com alguém que fala outro idioma.
Nesse sentido, a campanha da Disney não apenas dá visibilidade para diferentes grupos, como reforça o poder que obras audiovisuais têm de comunicar e impactar as pessoas quando elas se sentem representadas nelas.
E por que será que uma companhia como a Disney tem feito isso há tantos anos em suas produções e reforça esse discurso também nas suas ações de marca? Porque ela enquanto empresa já compreendeu que a sociedade tem mudado e cada vez mais pessoas que eram invisibilizadas e/ou impedidas de viverem como são aprendem a lutar pelos seus direitos e espaço como cidadãos.
Disney Brasil abraça as “Vozes da Diversidade” em série documental
Sendo assim, considerar incluir e valorizar os diferentes perfis de pessoas no momento da contratação de colaboradores e fornecedores permitirá que você desenvolva produtos e serviços que atendam aos diferentes perfis de pessoas com poder de consumo na sociedade.
Conheça o projeto Brasil com S
Por isso que, quando se fala em diversidade, se faz necessário discorrer também sobre a necessidade de inclusão. Nesse contexto, inclusão significa criar um ambiente com toda a estrutura necessária para que as pessoas em suas pluralidades tenham condições de atuar e se desenvolver.
Diversidade e Inclusão: entenda a diferença e como promover nas empresas
A partir disso, incluir no seu orçamento o investimento no treinamento e no desenvolvimento da sua equipe é uma estratégia essencial para atingir metas e objetivos de crescimento e fortalecimento do seu negócio.
Quanto mais diverso for um time e condições propícias para trabalhar e se desenvolver ele tiver, mais lucrativa será a empresa.
Tem dúvidas sobre por onde começar? Que tal conhecer os principais benefícios do treinamento corporativo?
Treinamento Corporativo | Veja 5 benefícios
Agora que você já viu quais benefícios terá, você já pode começar a planejar os treinamentos que irá oferecer para o seu time. Lembrando que, atualmente, cursos e treinamentos ao vivo e gravados podem ser produzidos com maior facilidade e menor preço do que imagina.
Logística | Como um bom treinamento pode reduzir custos
Consulte-nos pelo WhatsApp para saber mais!
Temos uma equipe de profissionais qualificados que inclui professores com grande experiência no mercado.
Até o próximo post!