Mãos segurando um celular projetando diferentes notificações - A tecnologia facilita e influencia investir em conteúdo audiovisual.

Porque investir em conteúdo audiovisual para o seu negócio

Um pouco de história e você irá entender porque investir em conteúdo audiovisual

O termo audiovisual tem ganhado diferentes conotações ao longo dos anos e, mais recentemente, – início dos anos 2000 para cá – passou a contemplar também o que as novas mídias e redes sociais nos permite experimentar. A linguagem audiovisual extrapolou sua forma de ser produzida e suas aplicações e está entre as principais linguagens utilizadas por nós, seres humanos.

Para compreender um pouco mais a influência dessa forma de comunicação em nossas vidas, voltaremos no tempo. O cinema teve início com o cinematógrafo, criado pelos irmãos Lumière em 1895, e sua primeira exibição oferecia não mais do que alguns segundos de uma gravação dos trabalhadores saindo da fábrica da família Lumière.

Atualmente, o cinema evoluiu para filmes com mais de duas horas de duração, vide O Poderoso Chefão – Parte 2 (1974); Titanic (1997); Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2002); O Lobo de Wall Street (2013); e mais recentemente, com suas quase três horas e meia, O Irlandês lançado pela Netflix em 2019.

Quer conhecer mais sobre a história do cinema? Veja este vídeo do canal Nerdologia!

A chegada do YouTube, em 2005, sem dúvidas, foi um marco importante nessa revolução. Acompanhada pela facilidade de acesso às câmeras digitais e smartphones, a plataforma modificou não somente a nossa forma de consumir, mas também o modo de produzir conteúdo. Os smartphones, inclusive, se tornaram praticamente uma extensão do nosso próprio corpo, nos permitindo acessar com facilidade (desde que com uma boa qualidade de sinal e velocidade de internet) os mais diversos conteúdos, seja para estudo, trabalho ou apenas diversão.

Gostou de conhecer a história do cinema? Então assista este vídeo da Carol Moreira, que tem muito mais!

A influência das Redes Sociais

Redes sociais, como Facebook e Instagram, começaram oferecendo a possibilidade de compartilhar publicações com textos e registros fotográficos. Mas, com a chegada de novas experiências proporcionadas por outras redes, como Snapchat e TikTok, expandiram suas funções acompanhando esse movimento e se tornaram timelines infinitas de conteúdos audiovisuais criados quase que instantaneamente dentro de suas próprias plataformas. 

Mesmo o Twitter, ainda em seu limite inicial de 140 caracteres por publicação, já permitia incorporar vídeos e chegou a ter o fleets – sua versão dos stories do Instagram – focado no compartilhamento de vídeos de curta duração que desaparecem depois de 24 horas no ar.

Além disso, a própria Netflix revolucionou a maneira de consumir filmes e séries e, não satisfeita, foi mais longe ao imprimir um tom de voz e falas totalmente humanizados em seus perfis nas redes sociais, elevando a marca a ícone no mercado de streamings

Quer se aprofundar na história do cinema? Este livro do Edgar Morin é pra você!

Foto de capa do livro O Cinema e o Homem Imaginario Edgar Morin

E agora, o que fazer?

Todo esse movimento contribuiu também para que outras atividades, como ensino e aprendizagem de novas habilidades e conhecimentos, pudessem acontecer no ambiente digital por aulas ao vivo e gravadas. E, embora o ensino EAD causasse dúvidas e até um certo preconceito em algumas pessoas, foi o setor educacional à distância um dos que mais viram suas oportunidades de crescimento potencializadas no novo cenário global.

Conheça nossos serviços!

Certamente, você e muitas pessoas do seu círculo de convivência foram impactados por diversos cursos on-line disponibilizados de forma gratuita por um período limitado durante a pandemia. E se tem algo que aprendemos com esses dois anos vivenciando os receios e perigos causados pela pandemia, é que não há controle sobre nada – muito menos uma retomada para o mundo como era em 2019.

E por falar em curso grátis, aqui tem alguns para você!

O ano de 2020 foi, talvez de maneira impensável, um divisor de águas na história mundial. Não podemos ignorar que, apesar do cansaço de viver muitas das nossas atividades por meios digitais e estarmos sedentos para retomar com tranquilidade e liberdade às experiências presenciais, a praticidade do aprendizado on-line é surreal, pois a facilitação do acesso para pessoas que vivem longe dos grandes centros, especialmente quando comparada aos desafios enfrentados no modelo de ensino presencial, é inegável.

Considerando tudo o que foi apresentado, hoje em dia é praticamente insustentável não investir na criação de conteúdo audiovisual quando se fala de negócios. As restrições de contato físico e social nos conduziram nessa aceleração digital, em que existir sem atuar por meios tecnológicos é quase impossível, principalmente se você quer se manter relevante para o seu público-alvo quando há um volume muito maior de serviços e produtos competindo com os seus.

Quer se aperfeiçoar de maneira gratuita? Veja estes cursos aqui também!

Pensando nisso, que tal entender melhor quais são os reflexos dessas transformações todas e como não ser soterrado por elas, pelo contrário, usá-las a favor daquilo que você tem a oferecer ao mundo?

Para saber como tudo funciona e as vantagens de participar dessa jornada digital, siga acompanhando o que compartilhamos semanalmente por aqui e em nossas redes sociais. Até breve!

3 comentários em “Porque investir em conteúdo audiovisual para o seu negócio”

  1. Pingback: Como produzir conteúdo em vídeo com o celular e se destacar nas redes - Mutiny - Produtora Audiovisual

  2. Pingback: Marketing de Conteúdo | Se você ainda não usa, esta é a hora para começar - Mutiny - Produtora Audiovisual

  3. Pingback: Logística | Como um bom treinamento pode reduzir custos - Mutiny - Produtora Audiovisual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.