Cenário brasileiro quando o assunto é atividade física
Se por um lado o Brasil é reconhecido como o país do futebol – será que este ano vem o hexa? – e celeiro de atletas que se destacam em outros esportes, como fórmula 1, vôlei, basquete, ginástica olímpica, natação, vela e tênis; por outro, estamos entre os países com a menor média de tempo dedicado à atividade física, se comparado à média global, segundo pesquisa feita em 2021 pela Ipsos, especialista em pesquisa de mercado e opinião pública.
Ao mesmo tempo que este é um dado alarmante, ele também pode ser interpretado como um mercado gigantesco de oportunidades. Segundo a mesma pesquisa, os principais motivos pelos quais os brasileiros não praticam atividade física estão associados à falta de tempo e dinheiro, e ainda pela restrição de acesso devido à falta de instalações nas proximidades de onde vivem. Além disso, também foi indicado que o fator companhia também influencia, assim como o clima.
Brasil lidera ranking de países que menos fazem exercícios físicos
Em contrapartida, de acordo com a pesquisa da Ipsos, mais da metade dos entrevistados manifestaram o desejo de praticar exercícios com maior frequência. A partir disso, você que é educador físico e/ou personal trainer pode perceber como é possível fazer algumas leituras e planejamento de como aproveitar essa lacuna entre o comportamento atual e o anseio dessas pessoas por desenvolver uma rotina que contemple a prática de atividade física com regularidade.
Mens sana in corpore sano
A célebre frase do latim, mens sana in corpore sano, que quer dizer “mente sã em um corpo são”, nos relembra que nossas saúdes psicológica e física estão intrinsecamente ligadas. Portanto, trabalhar atividades que beneficiem este sistema complexo em sua integralidade é o que nos proporcionará uma vida mais saudável e longeva.
Ela também reforça a ideia de que o fortalecimento do físico está atrelado à manutenção de uma mente sã, uma vez que a prática de atividade física aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, hormônios que são responsáveis por causar sensação de bem-estar e disposição.
5 hormônios liberados na atividade física e os efeitos surpreendentes n seu corpo
Dito isso, percebe quantas possibilidades você tem a explorar com a criação de um curso on-line? Com um produto assim, você tem a possibilidade de ajudar muitas pessoas não apenas a compreenderem melhor os benefícios, mas também a desenvolverem uma prática mais consistente com suas realidades considerando as já conhecidas limitações de tempo, dinheiro e acesso.
O que você pode ensinar
A conscientização é importante sim, mas para que a teoria não fique perdida, você precisa oferecer e favorecer a aplicabilidade dela com a apresentação de exemplos práticos distintos. Além disso, reforce fundamentos e técnicas que darão o suporte necessário para que o seu aluno possa se adaptar e se desenvolver com exercícios e esportes diferentes.
Outro ponto importante está associado à demonstração de resultados da experiência de outras pessoas que possuem realidades similares a do aluno, tornando a prática algo tangível e alcançável do ponto de vista físico e estético, bem como do psicológico.
Para começar
Explique de maneira bem didática o funcionamento do corpo humano e de que forma podemos extrair o melhor de todo o potencial que ele nos oferece.
Práticas simples, mas efetivas para quem quer começar a se exercitar em casa mesmo
- Exercícios de respiração fundamentais para um melhor desempenho durante a atividade física;
- Exercícios de alongamento, demonstrando erros comuns e melhores alternativas para cada movimento de acordo com as limitações de flexibilidade que as pessoas possam ter;
- Exercícios que possam ser feitos com a utilização do peso do próprio corpo ou de materiais que elas já tenham em casa;
- Exemplos de exercícios: sequências de abdominais, quatro apoios, agachamentos e burpies, flexões e pranchas, afundo e avanço, polichinelos e pular corda;
- Boas práticas de meditação e relaxamento para pós treino;
- Orientação sobre o intervalo entre a alimentação e a prática dos exercícios.
Lembre-se de destacar e ensinar o valor de ter uma boa técnica, porque esse será um grande diferencial para o aluno desenvolver o que está sendo ensinado e se sinta bem e motivado para continuar ao perceber a própria evolução. Inclusive, isso fará com que ele associe você como uma boa referência quando precisar de novas orientações e quiser contratar esse tipo de serviço.
Também é interessante ressaltar os principais desafios e benefícios durante cada atividade proposta, apresentando e comparando os diferentes níveis que são possíveis.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas que também vão achá-lo interessante.
Até o próximo post!
Pingback: Meu curso on-line se eu fosse: Esteticista - Mutiny - Produtora Audiovisual