Infoproduto mão trabalhando em edição digital

Infoproduto | Entenda melhor como funciona e como você pode criar o seu

Temos vivenciado um momento no qual a velocidade com que as coisas acontecem e que tomamos conhecimento da informação é muito mais veloz do que jamais tínhamos experimentado.

A partir disso, fica mais desafiador acompanhar e se preparar para as transformações que requerem de nós aperfeiçoamento constante de saberes e habilidades. Isso significa investir tempo e dinheiro em cursos, livros ou E-books,  mentorias, especializações e novas maneiras de estudo e trabalho.

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Tudo isso, facilitado pelo aumento do acesso à internet e à novas tecnologias, não só incentivou, como intensificou a demanda e oferta de infoprodutos.

Para ajudar você a entender melhor o que é infoproduto e como ele pode contribuir para a sua estratégia de negócio, preparamos este conteúdo com uma visão geral do que é infoproduto, tipos e nichos mais populares e ainda alguns exemplos e alternativas que poderão ser úteis para você e seu empreendimento.

Vamos lá?

Infoproduto | O que é

Como o nome sugere, trata-se de um produto digital baseado em informação que é criado e disponibilizado, de forma gratuita ou não, por meio da internet.

É comum ouvir que estamos na era da informação, então nada mais natural que esse tipo de produto tenha se tornado tão popular, afinal, o sistema vigente reflete diretamente em nossa visão e modo de consumo.

A missão principal do infoproduto é atender a uma necessidade de seu público, de modo que ele aprenda algo que vá ajudá-lo a solucionar uma questão, por exemplo, adquirir e desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.

Ou, ainda, aprender novas ferramentas ou habilidades que irão ajudá-lo a evoluir na carreira, como é o caso de cursos de inglês, Excel ou programação.

Certamente, se você for um usuário assíduo da internet, já deve ter cedido seu nome e e-mail em troca de algum infoproduto “gratuito” na rede.

O que talvez você não tenha pensado é que esse tipo de produto pode ser mais simples e barato de se produzir do que você imagina. E mais, pode ser uma boa alternativa para divulgar e oferecer suas habilidades e serviços a seu público.

Conheça os tipos de infoprodutos mais populares

E-books 

Disponibilizados em formato PDF, são um dos mais simples para produzir e consumir, funcionando muito bem independente do tema.

Cursos on-line

Maior praticidade e flexibilidade para quem produz e para quem consome, pois permitem oferecer temas dos mais simples aos mais complexos, podendo ser divididos em módulos e até mesmo com valor agregado ao entregar, por exemplo, aulas ao vivo depois de cumprido o cronograma de aulas gravadas.

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Eventos digitais (Palestras, Webinários, Workshops, Lives)

Podem ser eventos únicos ou seriados a partir de uma premissa. A programação pode ser dinâmica e com interação do público que acompanha ao vivo, o que aumentará a relevância para quem participa.

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Podcasts e videocasts

Desde 2018/2019, que os podcasts voltaram com grande força, muito impulsionados pelo sucesso de plataformas, como Spotify e Deezer, e investimento de algumas empresas de tecnologia e entretenimento já muito conceituadas no mercado, como é o caso da Google, Apple, SoundCloud, Folha de São Paulo, Globo, B9 e outras.

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Além disso, esse modelo muito difundido pelo Flow, um dos maiores videocasts do Brasil, acabou por influenciar muitos outros criadores, que também disponibilizam as imagens da gravação de seus episódios, seja no canal do Youtube ou em outras mídias, como Vimeo e Instagram.

Mentorias on-line

Trata-se de um produto mais personalizado, com o qual o mentor poderá orientar e direcionar uma pessoa ou grupo de uma maneira mais prática durante um  período predeterminado.

Templates

Para quem trabalha com marketing ou área financeira, esse é um tipo de infoproduto muito valorizado, pois facilita, e muito, a rotina de trabalho e/ou estudo, ao oferecer modelos de planilhas, apresentação, textos para e-mail marketing, planos de negócios, para citar algumas das possibilidades.

Clubes de assinatura

É um modelo de produto bem comum até mesmo para produtos físicos, como é o caso de clubes de livros ou de vinhos.

No ambiente digital, a entrega pode ser diversificada, inclusive combinando muitos dos produtos já mencionados. E a lógica é a mesma: os assinantes terão acesso a conteúdos exclusivos e recorrentes.

E quais nichos mais vendem?

A resposta mais sensata é: depende!

No entanto, é correto observar quais são os temas que estão em maior evidência no mercado ou que são mais atemporais, como no caso de saúde e bem-estar, finanças, relacionamentos e idiomas.

Para o momento atual, podemos destacar o quanto tem se falado sobre investimento, empreendedorismo, transformação digital, saúde mental, marketing digital e vendas.

Então, a pergunta que não quer calar: como você pode criar o seu?

Considerando esse cenário e o que você tem de habilidades e conhecimentos, comece analisando o seu público.

Essa é a base para desenvolver qualquer projeto de negócio. A partir da compreensão do perfil do seu público-alvo, fica mais fácil entender o que faz sentido para ele e como você deve ofertar seu produto ou serviço.

Você também precisará fazer uma pesquisa para conhecer e comparar quais outros produtos e serviços são semelhantes aos seus, o que as empresas e profissionais que têm se destacado estão fazendo e de que maneira você pode se diferenciar deles.

Além disso, saiba que há espaço para todos e formas diferentes de capturar e manter a atenção do seu público. Portanto, você precisa começar e, a partir disso, fazer testes e implementar melhorias.

O infoproduto é apenas parte de uma estratégia que envolve muito trabalho e dedicação, pois sozinho não se destaca ou se sustenta.

Veja alguns exemplos de como incluir um infoproduto na estratégia.

A Mutiny conta com uma equipe especialista em produção de cursos on-line, um dos tipos de infoprodutos mais populares e coringa para quem cria e para quem consome esse produto.

Pensando nisso, deixamos alguns exemplos de como incluir infoprodutos na sua estratégia para assim alcançar mais pessoas e diversificar sua maneira de atuar e de fazer a própria renda.   

Contabilidade

Com a chamada “pejotização”, muitos profissionais estão se adaptando e estabelecendo uma relação diferente com os seus contratantes. Empreender, em grande parte dos casos, nem sempre é uma opção, mas uma necessidade, a fim de sobreviver ou complementar renda.

Além disso, mesmo para quem trabalha pelo regime de contratação CLT, existem questões que ainda não são muito claras com relação à direitos e deveres, especialmente após as novas regras que passaram a vigorar com a Reforma Trabalhista de 2017. 

Tudo isso abre uma excelente oportunidade para profissionais de contabilidade, que podem oferecer cursos do básico ao avançado, para quem gostaria e/ou precisa entender melhor questões, como:

  • Funcionamento e aplicação de leis e medidas trabalhistas na prática; 
  • Tipos de enquadramento tributário;
  • Tipos de contratação e prós e contras de cada uma delas (pela perspectiva do contratante e do contratado);
  • Como fazer a declaração do Imposto de Renda;
  • Desafios da carreira para quem atua com contabilidade;
  • Introdução à contabilidade;
  • Panorama para quem vai atuar com departamento pessoal.

Finanças

Assim como o tema contábil, a área de finanças deveria ser parte do ensino básico, pois está presente em tudo o que precisamos para viver e administrar melhor a nossa renda.

Contudo, muitas vezes é vista como um bicho papão e afasta as pessoas, por parecer complexa demais. Isso pode resultar na tomada de decisões não muito inteligentes quando o assunto é dinheiro – não apenas como pessoas físicas, uma vez que empreendedores nem sempre começam seu negócio cumprindo tudo o que deveria quanto às melhores práticas contábeis e financeiras.

Para quem estiver disposto a investir nessa estratégia, seguem as nossas sugestões:

  • Educação financeira básica;
  • Princípios básicos para quem quer começar o seu negócio sem se endividar;
  • Quais são e como funcionam os juros aplicados pelos bancos;
  • Tipos de financiamento e quais as melhores opções;
  • Como funciona o cartão de crédito e a melhor forma de usá-lo.

Estética e Beleza

Todos queremos estar bem e, para isso, é natural investir em produtos e serviços que nos ajudarão a nos sentirmos mais bonitos e satisfeitos com a nossa imagem. O que inclui aprender cuidados que poderão ser reproduzidos com facilidade em casa.

Sendo assim, seguem alguns exemplos interessantes que podem se tornar pauta de curso.

  • Maquiagem para iniciantes;
  • Maquiagem para pele negra;
  • Como escolher os produtos de maquiagem de acordo com o tipo de pele;
  • Cuidados para cabelo em casa por tipo de cabelo;
  • Transição capilar;
  • Penteados simples para fazer em casa;
  • Imagem e estilo;
  • Como escolher melhor as roupas que você compra;
  • Como fazer as unhas em casa.

Idiomas

Tem muita gente querendo e precisando aprender um novo idioma, mas o custo de um professor particular não é tão acessível quanto um curso on-line.

Nesse caso, pode-se desenvolver um programa com vários módulos e com uma metodologia que facilite o máximo possível o processo de aprendizado. 

Propor exercícios lúdicos e diversificados vão tornar a experiência mais dinâmica e satisfatória para o aluno. Veja alguns exemplos:

  • Aulas com análise de músicas para trabalhar phrasal verbs;
  • Aula Karaokê para praticar listening e pronúncia;
  • Palavras cruzadas para testar e desenvolver vocabulário;
  • Jogo da memória para aprender sinônimos; 
  • Jogo dos sete erros para aprender história e cultura dos países que falam tal idioma;
  • Análise de cenas de séries, filmes e seus personagens.

Psicologia e Autoconhecimento 

Investir em autoconhecimento e saúde mental não é algo supérfluo e, com todas as demandas com as quais temos que lidar diariamente, esse é um investimento cada vez mais necessário para que possamos aprender a lidar melhor com as nossas questões, inclusive no campo profissional.

Finanças pedem autoconhecimento

Tanto que muitas empresas já passaram a incluir nos seus pacotes de benefícios suporte para seus funcionários por meio de plataformas para cuidados com a saúde emocional.

Veja algumas possibilidades de cursos para essa área.

  • Meditação para iniciantes;
  • Como desenvolver habilidades de liderança;
  • Como adquirir e aperfeiçoar soft skills;
  • Como se tornar uma pessoa menos ansiosa;
  • Introdução aos arquétipos de Jung;
  • Psicologia para iniciantes;
  • Práticas da terapia cognitiva comportamental para quem é ansioso;
  • Inteligência emocional.

Todos os exemplos apresentados são apenas alguns temas e conhecimentos que podem ser abordados e desenvolvidos por meio de cursos on-line. 

Cursos livres de curta duração são atrativos, pois, além de serem de fácil consumo, também possuem valor mais acessíveis, levando-o a conquistar o lucro pelo volume de vendas.

Além disso, já existem várias plataformas que te ajudam a distribuir seu infoproduto e gerenciar os pagamentos, como é o caso da Hotmart, Udemy e Monetizze.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Temos o know-how e estrutura para transformar seu projeto em realidade.

Até breve!

1 comentário em “Infoproduto | Entenda melhor como funciona e como você pode criar o seu”

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