produção de conteúdo para redes sociais

O tempo nas redes sociais | Como fazer melhor uso do seu

A nossa relação com o tempo é complexa, e a nossa percepção sobre a passagem dele varia de acordo com o momento, o tipo de atividade que estamos executando e o ambiente no qual estamos inseridos, seja ele físico ou digital.

O tempo nas redes sociais não funciona da mesma forma que o nosso tempo no mundo “real”. E os efeitos disso já passaram a ser questionados social e individualmente.

Durante a apresentação O Tempo, as Telas e o Valor da Sua Atenção no  TEDxBlumenau, a estrategista de marcas, curadora de conteúdo, escritora de e-mails e TEDx Speaker Beatriz Guarezi, propõe uma reflexão sobre a qualidade do que estamos consumindo, dando destaque e, por que não, produzindo nas redes sociais.

Com a evolução das plataformas e as diversas possibilidades que elas nos trouxeram, as redes sociais se tornaram uma extensão de nossas vidas pessoais e profissionais, ficando quase impossível não estar inserido e atuante, ainda que de forma bem pontual, em algumas delas.

Profissionais e empresas têm se desdobrado para compreender melhor como se comunicar de maneira mais eficiente com seus públicos a fim de aumentar a conexão, o engajamento, a conversão e a retenção deles enquanto clientes. Uma tarefa que tem se mostrado cada vez mais exaustiva, afinal, a diversidade de canais aumenta constantemente.

E quando se fala em empreendedores e “eupresas”, então, aí é que o bicho pega! Mas não adianta se desesperar e nem começar a produzir conteúdo em todo canto e de qualquer jeito. Sério! Isso seria apenas desperdício de tempo e energia.

Considerando que estes são itens cada vez mais valiosos, que tal investir em estratégias que ajudem você a fazer melhor uso deles?

Então, leia até o fim para compreender melhor o que estamos propondo.

Por onde começar?

     Coloque no papel quais são os seus objetivos principais

Para isso, você precisa ser realista em sua análise do que deseja, do que precisa e do que está disposto a investir para alcançar.

Pense sobre o tipo de produto ou serviço que oferece, quais os tipos de cliente atende e quais gostaria de atender.

Feito isso, analise também o caminho dos clientes até você e o que você oferece. Foi por indicação? Alguma rede social? Site?

A partir disso será mais prático direcionar o seu trabalho, escolhendo os canais mais adequados para investir.

    Desenhe a sua estratégia

A estratégia será o seu guia para ter melhores chances de atingir o que deseja.

Não se preocupe em fazer nada elaborado, mas sim em ter uma boa base para sustentar as suas ações.

Exemplo:

  1. Objetivo principal;
  2. Metas a serem cumpridas para atingi-lo;
  3. Pessoas responsáveis pelas ações;
  4. Plataformas e recursos a serem utilizados;
  5. Tempo necessário;
  6. Investimento financeiro necessário.

Utilize a ferramenta com a qual você tenha mais facilidade – e isso inclui o bom e velho caderninho.

Ferramentas gratuitas do Google que podem ser úteis: Calendário, Documentos, Planilhas e Keep (notas).

    Crie uma rotina com bons processos

Executar o planejado nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, é importante fazer disso uma rotina.

E para que uma rotina funcione, ela precisa ter bons processos.

Claro que não significa ter uma rotina livre de falhas, contudo, isso te ajudará a repetir as ações propostas com menos dificuldade, desenvolvendo a regularidade fundamental para ter resultados efetivos e poder identificar os ajustes necessários para que se tenha evolução.

    Desative as notificações

Já percebeu a quantidade de notificações que você recebe ao longo do dia? Pois é, elas comprometem muito a sua capacidade de foco e de rendimento.

Por isso, é importante deixar habilitadas somente aquelas que são extremamente necessárias, como a notificação de mensagem ou ligação de alguém importante para você.

Para todo o resto, reserve períodos específicos para conferir. Por exemplo, em intervalos de uma hora. Esses momentos sem distrações te ajudarão a desenvolver melhor suas atividades diárias e a ter uma percepção mais genuína, e talvez otimista, do que tem conseguido executar.

    Análises e ajustes recorrentes

Programe-se para fazer análises e ajustes a cada trimestre ou semestre, pois, desta maneira, você conseguirá ter uma visibilidade melhor do que funcionou ou não e quais as possíveis razões para isso.

Foi útil até aqui?

Então nos ajude compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais!

A dor e a delícia de empreender

A vida de empreendedor é desafiadora, mas também tem muitos benefícios. Entre eles, a autonomia para fazer escolhas profissionais que estejam mais alinhadas com os seus objetivos pessoais. Por exemplo, ter um negócio que contribua para uma sociedade mais equânime ou, até mesmo, algo mais simples, como fazer uma viagem por um período mais longo do que as férias como funcionário lhe permitiriam.

Você já ouviu falar em Vídeo Marketing?

Nesse sentido, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para potencializar o seu alcance e relevância entre as pessoas que podem comprar de você. Por meio delas, você pode falar e compartilhar sobre temas que sejam relevantes para você e o seu negócio, explorando aspectos e formatos diversos.

Invista em conteúdo audiovisual

Por falar em formatos, o audiovisual está entre os mais populares justamente por tornar o conteúdo mais acessível e prático para consumo.

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Até o próximo post!

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