Uma nova era para produzir vídeo com o celular
Não é de hoje que o conteúdo em vídeo vem ganhando mais espaço na concorrência com outras linguagens, e o atual funcionamento das mídias sociais apenas reforçam isso que produzir vídeo com celular, uma vez que elas têm valorizado, destacado e até incentivado os seus usuários a produzirem mais conteúdos neste formato.
Leia o nosso post anterior para entender melhor esse movimento.
Porque investir em conteúdo audiovisual para o seu negócio
Mas você sabe como criar conteúdo em vídeo de qualidade com o celular e se destacar nas redes?
Pensando nisso, escrevemos este manual bem completo de ações primordiais para quem deseja produzir conteúdo em vídeo a partir do seu smartphone. Ele também conta com algumas referências importantes que irão enriquecer ainda mais a sua bagagem de conhecimento e ajudar a gerar conteúdos cada vez melhores para se destacar nas redes e fora delas.
Pronto? Se quiser pegar o bloquinho de notas (físico ou digital), a hora é agora!
Vamos lá!
Antes de colocar a mão na massa ou aquele momento também conhecido como pré-produção
1. Pesquise e reúna referências que irão ajudar a embasar o que você deseja apresentar:
Por exemplo, livros, artigos, filmes e outros conteúdos já disponíveis sobre o tema que ajudarão a construir o seu próprio conteúdo. Além de demonstrar um melhor domínio do assunto, você também passará maior credibilidade, especialmente quando utilizar nomes já renomados no mercado.
2. Faça um roteiro com tópicos e orientações bem definidas de cada momento do seu vídeo:
Isso dará uma fluidez maior ao falar e ajudará você a manter a linha de raciocínio mesmo quando errar algo ou sofrer alguma interrupção e precisar recomeçar. Fora isso, o roteiro contribui para executar a tarefa com maior agilidade, ganhando tempo para destinar a outras atividades.
3. Separe e reserve tudo que você irá precisar durante a sua apresentação:
Ter tudo organizado e em fácil alcance facilitará o seu trabalho e evitará o estresse causado por ter que parar para procurar algo, diminuirá a possibilidade de atrasos, desgaste e perda das melhores condições para gravação, já que seu humor e expressão, por exemplo, serão impactados negativamente.
4. Escolha bem o ambiente:
Nesse momento é importante optar por espaços com uma boa iluminação e com as menores chances possíveis de captação de ruídos externos.
É importante considerar também espaços em que você consiga personalizar a decoração com elementos favoráveis à mensagem que deseja comunicar ao seu público – inclusive de forma indireta, aquela mensagem mais sutil, mas que ficará no inconsciente dele.
5. Iluminação:
Quando se fala de fotografia e vídeo, a luz natural sempre será a mais indicada. Contudo, sabemos que nem sempre é possível conseguir um ambiente com luz natural que ofereça o necessário, principalmente quando precisamos.
Dito isso, sabemos também que é possível e aconselhável criar essa iluminação que vai proporcionar uma melhor experiência para quem assistir. Para isso, já existem muitas soluções acessíveis no mercado, como luminárias mais tradicionais e as populares ring lights.
6. Áudio:
Aquela máxima sobre “um vídeo com uma imagem de baixa qualidade até passa, mas se o áudio estiver ruim, a pessoa desiste” é a mais real possível. Isso porque a qualidade do áudio compromete o entendimento da mensagem transmitida, causando desconforto na audiência e a sua saída em busca de outros conteúdos que atendam melhor às suas expectativas.
Atualmente, é possível encontrar microfones de lapela com bom custo-benefício e, que sem dúvidas, elevarão a qualidade do seu material.
7. Limpe a lente da câmera antes da sua utilização:
Como estamos com o celular sempre à mão, em locais que podem ter resíduos de poeira ou alimentos, antes de usá-lo para vídeos ou fotos, é sempre importante limpar sua lente. Assim, manchas de dedo ou respingos, por exemplo, são evitadas, garantindo uma qualidade muito melhor para as suas imagens.
8. Ensaio:
Por mais que você já tenha desenvolvido alguma prática, esse é aquele momento de validar como irá soar a sua mensagem, entender o melhor ângulo para apresentar os objetos, e claro, tornar a sua fala mais natural, pois o ensaio contribui para você assimilar a essência do que se propõe a passar.
Tudo organizado? Chegou o momento de dar o play!
Com os passos que listamos, o momento do play será só alegria, e você conseguirá se apresentar com fluidez, dinamismo e domínio do conteúdo que está comunicando, o que, consequentemente, te dará um resultado melhor do produto final e promoverá uma conexão ainda maior com quem te assistir.
Edição! E agora?
Atualmente, os próprios celulares já trazem algumas funcionalidades que auxiliam nesse processo. Além disso, existe uma série de aplicativos que cumprem muito bem essa função.
Para isso, você pode assistir alguns tutoriais no YouTube que mostrarão, de maneira simples e didática, como utilizá-los.
Dois aplicativos bem populares e bem avaliados na PlayStore da Google são o InShot e o Splice.
Deixamos três vídeos com outras dicas e tutoriais para ajudar você!
E claro, você pode contar com as próprias plataformas e suas funcionalidades, uma vez que Instagram e TikTok, por exemplo, já permitem gravar e fazer edições simples para os seus vídeos curtos.
Como incentivo para os criadores, a própria Meta (Facebook) disponibiliza cursos para ensinar a fazer o melhor uso de suas ferramentas, observando suas diretrizes.
MetaBlueprint | Hub de recursos educacionais para parceiros de mídia
Então, se joga! E conte conosco para te ajudar a chegar lá!
Profissionalizando o seu conteúdo
O mercado está cada vez mais aquecido quando se trata de mídias sociais, criadores de conteúdo e influência digital. Porém, essa ascensão tem nos mostrado também uma necessidade maior pela profissionalização e responsabilidade por parte desses creators para que conquistem relevância com a sua audiência.
E quando falamos de criação de conteúdo, como vocês podem perceber por este manual, é um processo que exige tempo, dedicação e muito trabalho para fazer algo com qualidade, seja você uma “eupresa” ou parte de uma equipe dedicada.
Independentemente do seu momento, a Mutiny está aqui para oferecer todo o suporte necessário.
Até o próximo post e nos vemos pelas redes sociais!
Pingback: Você já ouviu falar em Vídeo Marketing? - Mutiny - Produtora Audiovisual